A Arte, aparentemente, apenas aparentemente, de difícil definição, é uma linguagem, da qual lançamos mão dela para falar de todas as experiências relativas à vida humana. A música e a literatura quando casadas produzem algo de mais fácil apreensão e de comunicação mais imediata, a canção. Artistas e mídias seculares são pródigos na utilização dessa ferramenta e linguagem, na fomentação e replicação de seus valores, tendências e obtenção de uma resposta desejada. A igreja cristã, durante toda a sua história utilizou de forma também eficiente para divulgação e afirmação de seus valores. A Reforma produziu vasta produção musical e de qualidade bem mais próxima do gosto secular tanto mais popular quanto mais exigente.
A Contra-Reforma católica lançou mão da arquitetura trazendo a reboque a pintura e a escultura como propagadora e reafirmadora de sua mensagem contra a pregação protestante. É um erro pensar que o artista e a arte, estão obrigatória e irremediavelmente ligados ao mundo. Outro erro é pensar-se que afora a produção voltada aos temas religiosos, e até por uma gramática e estética religiosa-denominacional, o crente não possa valorizar o que há de bom e salutar ( nem tudo que é de qualidade faz bem ) produzido no meio secular, ou que tudo que é religioso seja automaticamente bom, no caso musicalmente falando e até poeticamente belo e fiel ao que se pensa e se proclama acerca do Deus bíblico. De fato o crente, o cristão, pode e deve produzir algo consonotante com o seu tempo para ser ouvido, fiel a sua fé bíblica, efetivo no testemunho a si mesmo e as demais pessoas, ungido ( por que não? ), com o aval de Deus para a sua própria glória.
Bem pretendo falar sobre isso mais outras vezes. Por ora, uma canção composta pelo cantor evangélico Kleber Lucas, em uma das versões com interferências de pessoas que apreciam a mensagem dessa canção, com imagens consonantes ao tema abordado e musical e poeticamente desenvolvido nela. Com quase 594 mil acessos ( só nessa versão, nesse vídeo, postado no rede social You Tube ) o tema é o "Tempo de Deus". A letra e as imagens com contribuição de um internauta leva o ouvinte e espectador a meditar da verdade revelada nas Escrituras: a completa Soberania de Deus sobre todos os eventos.
Fonte: You Tube
TEMPO DE DEUS / Kleber Lucas
Introd: || G# Cm7 Fm Bb7 || 2X
G# Cm7
Às vezes, parece tão longe
Fm
Eu digo: Alô! Mas ninguém responde
Eu entro no meu quarto eu fecho a porta
Bb7
Mas parece que o céu está de bronze
Eu digo:
G# Cm7
Deus, o que será que aconteceu?
Fm Bb7
O que será que aconteceu?
G# Cm7 Fm
Mas o Teu silêncio é pra me fazer crescer
Bb7
E entender que Deus tem
G# Cm7 Fm
Seu tempo, seu jeito, seu reino
Bb7
E eu apenas servo sou
G# Cm7 Fm Bb7
Do seu tempo, seu jeito, seu reino, Amém!
G# Cm7 Fm Bb7
Seu tempo, Amém! Seu jeito, Amém! Seu reino, Amém!
SOLO: G# Cm7 Fm Bb7
Às vezes parece...
Nenhum comentário:
Postar um comentário