Elvis Presley foi o melhor exemplo de barítono, fruto de uma musicalidade sulista norte-americana branca mista com a voz negra da época. Essa mistura possibilitou entre outras coisas o surgimento do rock, mas antes havia um tipo de canto coral único, canto esse que existia nas igrejas protestantes. Os back vocals, explorados hoje em todos os gêneros musicais populares, acompanhavam Elvis nos shows, um quinteto masculino de um lado do palco e um um grupo de mulheres negras do outro emitindo belíssimos agudos emodurava a sua interpretação pessoal de cada canção, dando oportunidade a improvisos irretocáveis e inigualáveis.
No Brasil, herdeiros desse tipo de coral menor e de qualidade inigualável, foram por mais de quarenta e nove anos os adventistas Arautos do Rei e outros tão bons e menos conhecidos. O repertório de ambos, os mesmos hinos tradicionais norte-americanos. Os arautos do Rei da Igreja Adventistas hoje gravam canções e hinos decompositores brasileiros e mais distantes da original tradição protestante norte-americana. Esse DVD do quarteto Gileade entretanto não se afasta do repertório que consagrou o estilo tanto na musicalidade, quanto nas letras. A modernização de ambos ficara por conta dos arranjos orquestrados acompanhados de percussão ( bateria ), inexistente por décadas, o qual consistia apenas de pianos e órgãos.
De qualquer maneira, vale a pena ouvir os dois grupos, pela musicalidade, pela técnica vocal e pelos hinos de ambos os repertórios, sem os atuais "tira o pé do chão" e outros bordões... as vezes incômodos.
Por Helvécio S. Pereira
...
bom.
ResponderExcluirEstudo apalavra diareamente
ResponderExcluir