Stacie Orrico e sua mensagem em 2013
Há algum tempo, em um papo na web com a minha querida e talentosa amiga filha de meus afilhados de casamento, a Leila e o Enilson, amantes de música cristã, eu e a Lica Webster, a talentosa cantora de quem falava há pouco, discordamos sobre o fato de Beyoncé ser uma diva por excelência. Eu afirmara na época que caantar bem entre os latinos e os afrodescendentes nos EUA é como saber sambar na Mangueira no Rio de Janeiro, que embora Beyoncé saiba cantar muito e excelentemente bem ( merece a redundância ) é uma diva porque a mídia a faz assim e que há muita gente lá ( como aqui ) que é quase perfeita e não é beneficiado por tanta visibilidade e reconhecimento bem como endeusamento.
É o caso da cantora cristã Stacie Orrico, de ascendênia latina (na verdade italiana,portanto uma ítalo-americana )como a que sua voz e estilo rivaliza tanto a excelente Chistina Aguilhera. A diferença é que Stacie escoheu ser e permanecer cristã e usar esse talento ( alem de cantar como Aguilhera ) ela toca piano e compõe. Teve um enorme sucesso, fez tirnê noJapão fortalecendo a fé e o ânmo da minoria de crentes por lá, ficou longe dos holofotes e agora retorna. Engraçado que conhecendo-a e seu trabalho há tanto tempo não tinha escrito ainda sobre ela nesse blog sobre música cristã evangélica, uma ijustiça com a moça, corrigida a tempo e espero de edificação para muitos de nós.
Mas Quem é Stacie Orrico?
;
Stacie Joy Orrico ( 3 de março de 1986, Seattle ) é uma cantora ítalo-americana. Nascida em Seattle em 1986, Stacie Joy Orrico cresceu como filha de missionários cristãos, junto a outros 4 irmãos, em uma família de origem ítalo-americana
Quando ela completou sete anos, foi com a família para a Ucrânia onde ajudou a cuidar de órfãos com tuberculose em um hospital local. Os Orrico viviam em um lugar que não tinha água quente. "Tomávamos banhos congelantes", ela lembra. "Era tão frio que quando você se molhava sentia logo dor-de-cabeça". A experiência, conforme ela mesma diz, "me ensinou que, não interessa de onde uma pessoa vem, e nem a língua que fala, há laços especiais entre todos, certas coisas com que nos identificamos".
Enquanto isso ouça e acompanhe uma das mais belas letras de suas canções:
Strong Enough
Depois de um ano na Ucrânia, sua família mudou-se para Denver, onde Stacie passou a freqüentar uma escola e cantar na igreja num coral. Aos doze anos de idade, foi descoberta num show de talentos de música cristã de sua região. Dois anos depois, lançou um álbum de estréia pela EMI que lhe rendeu disco de ouro e viajou ao redor do mundo para divulgar seu álbum seguinte, um best-seller internacional, aos 17 anos. Em menos de 4 anos de carreira, Stacie já havia vendido mais de 3,4 milhões de discos mundo afora. As letras de suas canções tratavam sempre de valores positivos, falando especialmente à realidade dos conflitos e desafios da juventude.
No Brasil, suas canções tomaram as paradas das emissoras de rádio FM, com, destaque à "(There’s Gotta Be) More to Life", "Stuck" e "I Promise", sendo esta última parte da trilha sonora da novela Malhação, de 2003.
Com todo o sucesso alcançado e as demandas de uma carreira bem-sucedida, Stacie optou por afastar-se do glamour durante três anos com o objetivo de redescobrir-se em sua maneira de fazer música. O novo e elegante álbum "Beautiful Awakening", conta a história dessa jornada, que a levou para onde ela está: com controle pela primeira vez sobre sua vida e carreira.
No primeiro semestre de 2007, Stacie Orrico optou por uma nova pausa, mas dessa vez de forma diferente. A jovem cantora e compositora cristã viajou à África do Sul como voluntária da Cross-Cultural Solutions, que ajuda crianças com AIDS. Já de volta agora aos Estados Unidos, Stacie lançou uma coletânea com suas músicas de maior sucesso.
Agora Stacie Orrico é uma artista independante, e já lançou um novo álbum em 2013, do qual começamos a tomar conhecimento agora. Suas canções usam a linguagem temporal do pop e as vezes de um jazz, soul, blue para falar das grandes verdades cristãs a um público adolescente e de adultos jovens. O mesmo público que aprecia e curte canções cantadas por Beyoncé, Christina Aguilhera e outras do mundo pop.
No Brasil pode parecer absolutamente estranho alguém como cantora ou cantor cristão, gravar e cantar canções que abordem o amor, o romance, amizade e outros aspectos mais profanos da vida, assim compreendidos por certas pessoas e certos crentes. A diferença consiste que uma cantora de fato cristã como ela jamais fará pronunciamentos e emitirá opiniões sobre assunto polêmicos e inteiramente desvinculados da verdadeira vontade de Deus. Direta e indiretamente sempre defenderá as grandes e imutáveis verdades da fé judaico-cristã ortodoxa e bíblica.
Você pode perguntar-se: se não há uma canção explicitamente cristã, com expressões reconhecidamente ditas nos ambientes das igrejas, com bordões conhecidos, canções que preguem, como fica o testemunho cristão e o anúncio da boa nova? Uma das canções é "More To Life", cantada em todos os shows, onde a letra faz uma importante pergunta, será que não há mais nada além da vida?
( There's Gotta Be ) More To Life
Stacie Orrico is an R&B singer famous for her Christian hits. She has two albums
out, 'Genuine' and 'Stacie Orrico'.
Artist: Stacie Orrico
Song Title: (There's Gotta Be) More to Life
Album: Stacie Orrico
Tabbed By: Stephanie
Intro: (x2)
e|------------------0------|---2---|
B|-------0--0-----1--------|---3---|
G|-----0-------------------|---2---|
D|---2----------2----------|---0---|
A|------------3------------|---x---|
E|-0-----------------------|---x---|
Verse 1:
Em C D
I've got it all, but I feel so deprived
Em C D
I go up, I come down and I'm emptier inside
Em C D
Tell me what is this thing that I feel like I'm missing
C D
And why can't I let it go
Chorus:
Em C
There's gotta be more to life...
G D Em C D
Than chasing down every temporary high to satisfy me
Em C
Cause the more that I'm...
G D Em
Tripping out thinking there must be more to life
C D Em C
Well it's life, but I'm sure... there's gotta be more
Intro to verse 2: G (1 strum) D (1 strum)
Verse 2:
Em C D
I've got the time and I'm wasting it slowly
Em C D
Here in this moment I'm half way out the door
Em C B
On to the next thing, I'm searching for something that's missing
Chorus: (same as above until the end)
... there's gotta be...
Bridge:
B Em C
...mo-ore
D B Em C D
I'm wanting mo-o-o-ore I'm always
B Em C D
waiting on something other than this
F D (strum 3x then stop)
Why am I feelin' like there's something I missed.....
*** Quickly Move up to Capo 2 during break ***
Chorus
Outro:
Em C G D (6x)
Finish with an Em
That's it! Pretty simple, and yet such a powerful message!
By Stephanie
John 14:6
Finalmente as experiências vividas por Stacie Orrico, falam por si mesmas, sua viagem missionária à Ucrânia com os pais e o período por lá, sua comunhão e atividade na igreja, sua viagem missionária e inteiramente voluntária na África e assim por diante. Boa sorte Stacie!
She is back!!! :) She sang "Stuck", "More to Life" and new songs
Show de Staice Orrico no Japão, completo e em HD
Uma de suas mais agradáveis canções, ao vivo
Stacie Orrico, em um clipe da canção Genuine de 2000
Stacie Orrico na canção More To Life
Stacie Onrrico - Stuck ( live )
I'm Not Missing You ( live versão 2)
Stacie Orrico "I'm Not Missing You" ( clip legendado em PT-BR )
Esse post é dedicado aos pais de jovens adolescentes e a adolescentes que por falta de artistas cristãos e por uma necessidade compreensível de lazer, ou idolatram artistas descrentes, promiscuos, viciados em álcool e outras drogas, dividindo com a fé e música cristã aprendida nas igrejas uma experiência que não combina e que com o tempo os empurra para o mundo, pelo exemplo de pessoas descrentes.
Stacie Orrico Christmas Song ( live NBC )
A Stacie Orrico, não é uma artistas de canções predominantemente religiosas, mas as suas ações e atitudes refletem verdadeiramente a sua fé e uma estratégia sábia, que por meio do contato com as pessoas elas passam a saber a sua história e o seu testemunho. Que mães e pais de adolescentes criados na fé cristã possa apresentar-lhes artistas, que se não são naturalmente infalíveis, sejam bons exemplos de fé, confessando essa fé e tendo atitudes coerentes com essa mesma fé.
Satacie Orrico "Dear Friend" - live in Japan
Por Helvécio S. Pereira
-