O mais relevante no que se refere a música cristã contemporânea particularmente do segmento evangélico com análises pertinentes e construtivas para a melhor compreensão desse fenômeno artístico altamente expressivo.
DINO KARTSINAKIS PIANIST
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
FESTIVAL PROMESSAS DA REDE GLOBO... A VERDADE!
Sou do tempo em que, certa vez na faculdade de Belas Artes ( UFMG/ Belo Horizonte ) numa palestra excelente sobre "Imagens da Vida e da Morte", promovida por um casal de meus professores de desenho e de pintura, em que eram mostradas através de boa parte da história da Arte o que a humanidade crê e como vê a sua própria existência, vida e morte, na fase de perguntas, uma senhora da comunidade universitária, se levanta no meio do auditório, e ao questionar a visão evangélica se refere a eles ( a nós ) como "gente esquisita que NÃO FUMA, NÃO BEBE E NÃO DANÇA".
Claro que em três décadas isso mudou como resultado de muitas forças conjuntas. Não foi uma igreja evangélica, uma denominação, uma posição teológica em particular, mas todas somadas, apesar de não poucas contradições e de muitas idas e vindas. Se a primeira igreja batista brasileira foi fundada numa loja maçônica por um dos maiores tradutores de hinos do C.C.( Cantor Cristão ), Salomão Gisburg, e se os calvinistas ( presbiterianos na sua maioria ) omitem o fato de João Calvino além de pregador, escritor, grande e influente teólogo, ter sido um governante de Genebra e assassino, incluídos aí de próprios calvinistas ( como no episódio de Guanabara ), por que reclamar de neopentecostais que não rapavam as pernas e sovacos, não usavam perfumes, batons, não escutavam rádio ( os assembleianos no início do seculo XX ) e que nem tiravam as pontas bifurcadas dos cabelos?
De fato e na verdade, todo e qualquer um que de alguma maneira confessa amor publicamente ao Senhor Jesus Cristo, contribui para conversões de outros, que de fato e de verdade são promovidas por Deus e não pela instituição visível, uma igreja em particular ou por algum religioso somente. Através dos mais diferentes pregadores, pessoas de todas as classes sociais têm se aproximado de Deus e conhecido-O através de Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
Com pregações calvinistas ou arminianas, tradicionais ou pentecostais, em ambientes reformados ou neopentecostais, de liturgia e ordem de culto mais comedida ou barulhenta e confusa, conhecendo a Deus em um lugar e migrado para outro, incluídos aí movimentos católicos carismásticos. Despertados por um pregador, ou ao ouvirem um cantor, ou uma canção alusiva a uma experiência com Deus, etc. Fatos estes incontestáveis por mais que desagradem a nossa esperança no "teologicamente normal". O reino de Deus é como uma massa levedada que cresce, cresce e as vezes desordenadamente ao nosso olhar míope, e por isso mesmo injusto.
Não cabe a nós contabilizarmos e analizarmos criticamente todos os dados e medirmos a partir destes os resultados finais. Só Deus "is abble", só Ele é, de fato capaz de fazê-lo em sua inteireza e justiça. Todos os esforços em prol do reino são válidos. Quem com Ele ( Jesus ) ajunta não espalha e foi Ele mesmo que o afirmara.
Claro que no "Festival Promessas" há e houve muitos e diferentes interesses, nem todos tão válidos ou pelo menos um tanto questionáveis. Esquecer que eles existiram e existem é ser no mínimo inocente ou mal intencionado. Outro ponto é que muitos, muitos cantores, músicos e compositores deveriam por mérito estarem naquele palco ( nesse quesito o Troféu Talento da Universal do Reino de Deus foi mais aberto e justo mesmo com a resistência velada ou declarada de outras igrejas e GRAVADORA$ !!!! pasmem, por direitos autorais, de imagem, de exclusividade, etc, etc, etc, por que será$$$$?) Algumas gravadoras não permitiam com base em conratos de valor jurídico, os seus artistas irem ao evento, ou se iam, não permitiam que a sua participação fizesse parte de um DVD por exemplo que pudesse ser vendido, etc, etc.
Mas que também não seja o único. para o bem de todos que a IURD dê o troco ( não pelo troco ) mas para fazer o que fez co o Troféu Talento ( criticado por muitos que criticam tudo e a todos ) que além de promover por anos o DT ( Diante do Trono ) enquanto gravavam de forma independentes, o ótimo quarteto adventista do sétimo dia "Arautos do Rei" ou a própria Damares, Lázaro, Oficina G3, Catedral, Novo Som, Cristina Mel, J. Neto? Mesmo estando de fora o maior cantor evangélico brasileiro e o pioneiro a gravar um LP, o grande Luiz de Carvalho, o primeiro a investir em gravação com orquestra e arranjos rebuscados, enfim com qualidade que rivaliza com o mercado secular o Troféu Talento consegui ser mais, digamos abrangente. E o que dizer o inigualável Álvaro Tito, cantor e pastor o Steve Wonder brasileiro e o primeiro a ser contratado e a gravar um LP por uma gravadora secular a época? e o Excelente Kleber Lucas?
Outro ponto é que o Festival Promessas é apenas um recorte da cultura ( e por que não? e como não ser assim? ) e da fé evangélica, que por isso mesmo peca por uma série de coisas, e contribui mesmo assim, acima de todo interesse estapafúrdio, em proclamar que temos um Deus, ao qual amamos, que é real a sua intervenção, misericórdia e amor em cada uma de nossas vidas. Cada um de nós em certa altura da vida foi liberto, transformado na mente e no coração e tomou uma nova e original direção guiada por um olhar que se deposita nEle e só NEle.
Jesus Cristo é a nossa esperança, a nossa única. Ele e só Ele é quem e o que, nos trás de volta quando nos afastamos e nEle, só nEle, temos uma esperança e uma certeza concreta de uma eternidade definida. Eternidade essa em que para todos os que nEle cremos não haverá lágrimas e nem dor e que estaremos para sempre com Ele onde Ele está.
Penso que devemos não ceder as insinuações satânicas que nos divide. Mesmo para desconforto de opinião de muitos, Edir Macedo, Márcio Valadão, Silas Malafaia, R.R. Soares ( quem fundou a IURD ) o casal Hernandez ( da Igreja Renascer e Kaká ) e tantos outros. têm sido, de fato, grandes ganhadores de almas, apesar das não poucas falhas a eles passíveis de serem imputadas. Afinal só são homens como cada um de nós todos somos, seres humanos falíveis. Todas as semanas, meses após meses, anos após anos tem conclamado as pesoas a irem a Deus, a conhecerem-no através de sua Palavra e terem as suas almas salvas e vidas transformadas. Quem não conhece uma vida pelo menos eu teve o destino mudado em uma dessas igrejas?
É uma injustiça esquecer ou ignorar essa realidade, mesmo que ao longo dos anos algum deles e seus respectivos ministérios, tenham infelizmente se deteriorado como algo até natural. São os Metodistas hoje o que foram no passado a época dos irmãos Wesley? a grande Assembléia de Deus é hoje o que foi no seu início? Ou os reformados? Ardem nos seus corações a mesma ousadia? Infelizmente a resposta é recorreiramente NÃO!
Quem nunca viu dezenas, centenas, de pessoas serem transformadas pela aceitação, pela fé no Evangelho, na pessoa de Jesus Cristo via umprograma de rádio, um folheto, um jornal de uma igreja, um convite a uma reunião, etc? A conversão é um fenômeno real promovido por Deus unicamente. A igreja, a denominação, proclama, conclama, chama a atenção para a verdade divina, o pregador, o evangelista, a canção através do cantor, convida e a pessoa, o pecador perdido e distante de Deus responde, toma um atitude e vai de encontro a Deus, não exatamente à igreja, à denominação, ao pastor, ao pregador. Cada crente seja membro de igreja ou pastor é apenas testemunha e servo inútil. O que ganha almas cobre multidões de pecados, declara, dizem as Escrituras.
Todos somos falhos, nos enganamos, nos corrompemos ( no sentido de inevitavelmente piorarmos té mesmo na vida cristã com o passar dos anos ) julgamos uns aos outros e passamos do amor ao ódio por simples divergência de opinião. De fato o que nos une é a perseguição, quando dizem coisas contra o Nosso Senhor, precisamos aprender a conviver bem quando a situação nos é favorável, ou mais favorável à nossa fé e testemunho. Trata-se de um aprendizado.
A última canção do compacto da gravação do evento é a sugerida por Ana Paula, penso por conhecer o seu pai, o pastor Márcio Valadão, é uma oração para que sejamos unidos acima de tudo, "Alto Preço" composição de Asaph Borba, que ao longo de décadas tem composto belos e importantes temas do cancioneiro evangélico brasileiro.
Nas semanas seguintes gente nova, de todos os tipos, estará nas mais diversas igrejas, caberá a elas pregar o evangelho a essas pessoas, recebê-las e cuidar delas, não é trabalho dos cantores e nem dos músicos, o deles é apenas, talvez tocar a trombeta para o chamado, as vezes bem, as vezes mal, mas esse parece ser a sua parte na grande obra de Deus no Brasil e e no mundo, quando há liberdade para fazê-lo. or enquanto ainda temos essa liberdade, usêmo-la!
Que em 2012 a igreja evangélica no Brasil a despeito de todas as dificuldades, idas e vindas, alcance muitas e muitas almas, pois a seara é grande e os ceifeiros são ainda poucos. Amém!
Por Helvécio S. Pereira
A propósito: se me perguntarem e ninguém me perguntou se gostei. Não tanto, muitas das canções e dos cantores ali apresentados, não compraria mais os seus discos e nem cantaria muitas de suas canções. Mas já aprendi que a verdadeira obra de Deus não depende e não pode ser conduzida por Ele ( Deus ) a partir das minhas preferências favoráveis ou não a nada. até o que eu não gosto e o que eu não faria de determinada forma, espero que seja para a glória de Deus e salvação de muita gente.
FERNANDA BRUM AO VIVO CANTA "VIDEIRA" NO FESTIVAL PROMESSAS 2011
MÚSICA COUNTRY GOSPEL P ara aqueles que só concebem e entendem que um cristão só pode ter um perfil cultural de certas...
UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DO FENÔMENO ARTÍSTICO-MUSICAL-EVANGÉLICO
LEIA A BÍBLIA NO COMPUTADOR
LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
Acesse agora mesmo uma Bíblia OnLine em mais de 50 línguas e edições, incluídas versões em latim, grego e hebraico, além de outras. Você pode ler duas edições lado a lado em duas línguas diferentes, por exemplo. Aproveite e conheça mais as Sagradas Escrituras
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E
BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR
KIRK FRANKLIN E UMA MENSAGEM DIRETA ACERCA DE ALGO QUE SEMPRE ESQUECEMOS: SORRIR!
COMPARTILHE ESSE POST
Uma letra muito especial: a nossa genuína fé!
"CREED"
by Petra
I believe in God the Father, maker of heaven and earth.
And in Jesus Christ His only son, I believe in the virgin birth.
I believe in the Man of Sorrows, bruised for iniquities.
I believe in the lamb who was crucified, and hung between two thieves.
I believe in the resurrection, on the third and glorious day
I believe in the empty tomb, and the stone that the angel rolled away
He descended and set the captives free
And now He sits at God's right hand and prepares a place for me
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He sent His spirit, to comfort and to reveal
To lead us into truth and light, to baptize and to seal
I believe He will come back, the way He went away and..
Receive us all unto Himself but no man know that day
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He is the judge, of all things small and great
The resurrected souls of men, receive from Him their fate
Some to death and some to life, some to their reward
Nenhum comentário:
Postar um comentário