O mais relevante no que se refere a música cristã contemporânea particularmente do segmento evangélico com análises pertinentes e construtivas para a melhor compreensão desse fenômeno artístico altamente expressivo.
A música, particularmente no cristianismo, marcou e continua marcando e animando os cristãos em sua crença, na sua caminhada, uma fé que deve ser mantida até o fim de suas vidas. É confortante e renovadora a força de cada obra musical, muitas delas vivas por já alguns séculos, em nossas mentes, levando à emoção real revigorando-nos em nossa esperança. Somos todos seres sociais, aprendemos uns com os outros e tanto as boas experiencias, bem como as ruins, nos influenciam em todo o tempo. Isso não pode ficar ao acaso, em todo o tempo precisamos alimentar o nosso ânimo, e a música, contemporaneamente, mais do que antes até tem sido esse motor, esse ânimo, tanto nas questões seculares como nas questões sagradas.
Contudo, com a facilidade e a multiplicação de composições levando a exaustão, gêneros dentro da própria música e a velocidade maior com cada uma delas chega continuamente às pessoas e por que não/ o lado ruim da concorrência, entre compositores, músicos e cantores, leva a um desgaste natural e passamos a nos perguntar se poderá surgir algo tão bom e com semelhante impacto em todos nós, no futuro ou mesmo nesse novo ano.
A resposta tristemente óbvia é que: não! fica cada vez mais difícil surgir uma composição com o nível de qualidade musical, poética de canções e hinos do passado nem tanto distante. Ainda que positiva é cada vez mais perceptível uma musica descartável, de temática repetida, digamos plagiada, cada vez menos sincera na acepção da palavra, aparentemente mais moldada pelo "mercado", pela "modo" do que pela expressão autêntica de uma experiência cristã.
Essa "música'" mesmo assim abençoará e alcançará pessoas, será mais rapidamente esquecida, mas mesmo assim, no geral é um salto de superioridade à canção profana, excetuando as seculares temáticas de boas estórias, de bons filmes e compostas por compositores musicistas e com formação erudita.
Se sob certo aspecto é sempre desanimador, é necessário igualmente que essa música, que esse cancioneiro vezes questionável, espanque das novas gerações a cada vez pior, de fato péssima música secular e profana.
Por Helvécio S. Pereira
SOBRE O VÍDEO ACIMA:
O artista Chris Tomlin, com o álbum Love Ran Red e canção The Roar que significa (O urro), nascido em 4 de Maio de 1972 o cantor é líder das canções de louvor do Texas, sendo premiado nos anos de 2006 e 2007 como o melhor vocalista masculino.
OUTRAS CANÇÕES LANÇADAS EM 2015
( DA QUINTA A PRIMEIRA CANÇÃO SEGUNDO ANÁLISE DE UM SITE CRISTÃO, A PRIMEIRA DO RANKING É EXATAMENTE O ÚLTIMO VÍDEO )
Hold On (Não desanime!) do cantor TobyMac, é um dos singles do álbum Forenfront que retrata a forma solitária como algumas pessoas veem a vida, o faz o estilo rapper cristão de maior sucesso, todos os seus álbuns tens vários singles ficando muito difícil para de apenas um.
Something In The Water (Algo na água) do álbum Greatest Hits de Carrie Underwood, uma cantora, atriz americana e compositora teve sua ascensão sendo a vencedora da quarta temporada do programa American Idol de 2005.
O grupo Big Daddy Weave na canção Every Time I Breathe (Toda vez que eu respire) nos faz perceber a importância das pequenas coisas, uma banda cristã da atualidade que ainda não atingiu seu auge mesmo que suas canções ainda sejam bem populares.
MercyMe é uma banda cristão americana que tornou-se um sucesso em 1994, a canção que vou indicar é Greater (Maior) do álbum Welcome To The New, todos os seus lançamentos são aguardados com grande êxito.
How Great Thou Art (Quão Grande Tu És título da versão em português) , gravada por Elvis Presley e conhecida em todo o mundo. No Brasil ficou conhecida pela gravação do primeiro cantor evangélico a gravar um LP, o recentemente falecido aos 93 anos, o cantor Luiz de Carvalho,um acústico da canção original em inglês, feito por Lauren Daigle fecha o nosso playlist com chave de ouro, cantora e coopositora nos oferece uma melodia contagiante como o blues e letras precisas que retratam o nosso interior.
Todo músico, cantor, artista, secular ou cristão ao ter uma inspiração para uma composição ou nova tendência musical, a aperfeiçoa ou a gasta até uma natural exaustão. Até lá o tempo que essa musicalidade e essa expressão ainda impactará e animará as pessoas, tanto no âmbito secular quanto no ambiente cristão, tem um início, um ápice e um fim. Não há nada de errado ou pecaminoso nisso, é tão natural quanto as demais experiências da vida.
Também é natural a expectativa das demais pessoas em torno da próxima criação, da próxima mensagem. É natural portanto que sempre o próximo disco, a próxima composição seja tão boa, tão prazerosa de ouvir e de cantar e traga tanta espiritualidade através da sonoridade e da poesia quanto a melhor das predecessoras.
Bem não é diferente da nossa parte e nem da parte do artista cristã que em principio dedica e quer fazer o melhor com o talento e com as possibilidades, como cremos dadas pelo nosso Deus.
Só podem nos fazer bem essas novas canções, ouçâmo-las e que sejamos inspirados por cada uma delas a sermos e fazermos o melhor para o nosso Senhor. Amém!
Por Helvécio S. Pereira
[O novo álbum ao vivo de Jesus Culture é “Let It Echo”, o disco começará a ser distribuído no Brasil pela Onimusic em janeiro de 2016, quando as principais lojas do ramo começam a recebê-lo.
O CD vem com 12 faixas inéditas gravadas ao vivo em Sacramento, na Califórnia (EUA), tendo os cantores Kim Walker-Smith, Chris Quilala, Bryan & Katie Torwalt, Derek Johnson e Chris McClarney como as vozes principais.
A produção geral de “Let It Echo” é de Jeremy Edwardson, e a produção executiva é de Banning Liebscher e Kim Walker-smith.
Chris Quilala, líder de louvor do Jesus Culture, afirma que as canções desse CD soam como uma vitória não só para a banda, mas para toda a igreja. “Um dos momentos mais gratificantes do ano foi o privilégio de liderar essas canções em nossa nova igreja. A igreja tem sido um enorme apoio e ouvi-la proclamar essas canções soa como uma vitória, não somente para nós, como para toda a comunidade”.
Para lançar este trabalho o Jesus Culture realizará um culto especial nos dias 23 e 24 de janeiro durante a Conferência em Sacramento, em UC Davis, Davis (Califórnia).
A expectativa é que o novo disco faça o mesmo sucesso que “Unstoppable Love”, disco lançado em 2014 que ficou em segundo lugar na parada geral do iTunes e no 1º lugar geral dos álbuns mais vendidos na categoria gospel da Billboard.]
MÚSICA COUNTRY GOSPEL P ara aqueles que só concebem e entendem que um cristão só pode ter um perfil cultural de certas...
UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DO FENÔMENO ARTÍSTICO-MUSICAL-EVANGÉLICO
LEIA A BÍBLIA NO COMPUTADOR
LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
Acesse agora mesmo uma Bíblia OnLine em mais de 50 línguas e edições, incluídas versões em latim, grego e hebraico, além de outras. Você pode ler duas edições lado a lado em duas línguas diferentes, por exemplo. Aproveite e conheça mais as Sagradas Escrituras
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E
BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR
KIRK FRANKLIN E UMA MENSAGEM DIRETA ACERCA DE ALGO QUE SEMPRE ESQUECEMOS: SORRIR!
COMPARTILHE ESSE POST
Uma letra muito especial: a nossa genuína fé!
"CREED"
by Petra
I believe in God the Father, maker of heaven and earth.
And in Jesus Christ His only son, I believe in the virgin birth.
I believe in the Man of Sorrows, bruised for iniquities.
I believe in the lamb who was crucified, and hung between two thieves.
I believe in the resurrection, on the third and glorious day
I believe in the empty tomb, and the stone that the angel rolled away
He descended and set the captives free
And now He sits at God's right hand and prepares a place for me
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He sent His spirit, to comfort and to reveal
To lead us into truth and light, to baptize and to seal
I believe He will come back, the way He went away and..
Receive us all unto Himself but no man know that day
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He is the judge, of all things small and great
The resurrected souls of men, receive from Him their fate
Some to death and some to life, some to their reward