O mais relevante no que se refere a música cristã contemporânea particularmente do segmento evangélico com análises pertinentes e construtivas para a melhor compreensão desse fenômeno artístico altamente expressivo.
Michael Sullivan, nome artístico de Ivanilton de Sousa Lima (Recife, 9 de março de 1950), é um cantor, músico, compositor e produtor musical brasileiro. Casado com Anayle Sullivan desde 2001. É também irmão do cantor e compositor Leonardo Sullivan.[2][3]
Começou cantando na noite do Recife com quatorze anos de idade. Aos quinze anos participou de alguns concursos de calouros como; Varieté, de Nilson Lins, na Rádio Jornal do Commercio. Ganhou o primeiro lugar e recebeu o prêmio, a carteira profissional da Ordem dos Músicos do Brasil e um contrato com a TV Jornal do Commercio e, assim, iniciou sua carreira de cantor, nos programas da emissora Você faz o Show, Noite de Black-Tie e Bossa 2, se consagrando desde então como revelação pernambucana.
Aos dezessete anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu Hyldon (com quem compôs sua primeira música em 1968), Renato Piau (guitarrista que trabalhou com Tim Maia) e Tinho (saxofonista e arranjador que trabalhou com Tim Maia e um dos fundadores da Banda Vitória Régia). Formaram então o grupo Os Nucleares, que conheceu a sua primeira gravação no ano 1969 em vinil pela RCA.
Travou conhecimento com Cassiano e Tim Maia, com quem aprendeu a tocar violão. Gravou a primeira composição de sucesso da dupla Sullivan e Massadas, Me dê Motivo.
Aos dezenove anos integrou o grupo Os Selvagens, e aos 21 anos, o grupo Renato e Seus Blue Caps como cantor e guitarrista. Sua passagem por essa banda resultou em seis discos de ouro, cuja vendagem chegou a mais de 1.000.000 de discos.
Ainda no Renato e seus Blue Caps, Michael Sullivan iniciou sua carreira solo com a música My Life (sua segunda composição), que fez parte da trilha sonora da novela O Casarão, da Rede Globo. O compacto My Life tornou-se para o mercado fonográfico um dos mais vendidos no país, superando a marca de 1.000.000 de cópias, o que equivalia a um disco de Diamante.
Em 1978, fez o LP pela Capitol Um mundo Melhor Pro Meu Filho, e em 1979, o LP Michael Sullivan pela K-Tel.
De 1980 a 1986 foi integrante do grupo The Fevers.
Paulo Massadas, a quem conheceu em 1979, foi parceiro frequente de suas composições por 16 anos. A dupla é responsável por muitas canções de sucesso. Em 1988, a parceria fez o disco Sullivan e Massadas pela gravadora RCA BMG Ariola com a participação de Sergio Mendes e Jermaine Jackson. Um disco bem aclamado pela crítica. Em 1989, a dupla fez um compacto com o apresentador da Rede Globo Fausto Silva (Faustão) pela Som livre, Do tempo que, primeira música de abertura do programa Domingão do Faustão.
Em 1990, foi editado o disco Sullivan e Massadas ao vivo, gravado no teatro da SUAM, com sucessos da dupla lançados pela gravadora Som Livre.
Em 1992, dando continuidade a sua carreira solo, Michael Sullivan faz o CD Talismã, sucesso de crítica da sua trajetória solo.
Em 1994, a dupla se desfez.
O seleto número de sucessos rendeu à dupla Sullivan e Massadas um recorde, que foi publicado no Guinness Book, identificando-a como a dupla de compositores com maior número de discos nas paradas de sucessos no menor espaço de tempo
Depois de 1994
Em 1995, já morando nos EUA, lança na gravadora Warner Music o CD de título Michael Sullivan.
Em 1998, Michael Sullivan teve a oportunidade de voltar às suas origens fazendo um CD de black music, com a participação de Cassiano, composições de Hyldon e uma homenagem ao seu professor Tim Maia, no CD Caminhos do Coração, da gravadora Som Livre. Esse disco foi sucesso de vendas e crítica, e teve a canção Coração Vazio como parte da trilha sonora da novela Corpo Dourado, chegando a disco de ouro.
Em 2003, Michael Sullivan, já no Brasil, lançou o CD Duetos com grandes vozes, como; Simone, Xuxa, Alcione, Sandra de Sá, Tim Maia, Fafá de Belém, Fagner, Joanna entre outros pela Gravadora Sony Music, procurando sintetizar toda a sua obra e assim fechar um ciclo de quatro décadas de sucessos, onde teve sua composição a musica fui eu gravada originalmente por José augusto nesse disco gravada com a participação Zezé Di Camargo & luciano sendo bem executada nas rádios onde Zezé prometeu se por ventura ela não estourasse como ele queria ele a regravaria pois com José Augusto ela não teria sido bem aproveita e assim fez a regravando em 2005 com o disco em que ganhou o grammy latino daquele ano.
Em 2007, Sullivan se fixa e rebusca o seu lado (sempre Black) com o novo CD Sullivan Nu Soul com composições em parcerias com Carlinhos Brown, CD que sai pelo seu novo selo independente Graffite Music.
Em 2010, Sullivan lança o DVD/CD Duplo Sullivan Ao Vivo - Na Linha do Tempo pela Gravadora Universal. Gravado ao vivo em estúdio, com participações dos artistas e parceiros Carlinhos Brown,Martinho da Vila, Daniel Jobim, Jorge Aragão, Arnaldo Antunes, Roberto Menescal e Anayle Lima. A apresentação gravada em setembro de 2009 no PlayRec Studios (RJ), em estilo intimista, lembrando os bares de blues de Nova Orleães, reúne uma big band e 26 músicas (22 faixas), apresentadas nos formatos DVD e CD (volumes 1 e 2). A direção de áudio do projeto é assinada por Junior Mendes e Michael Sullivan, enquanto que João Elias Jr. e Luciana Bellini comandam a direção de vídeo. Além das canções conhecidas, o cantor incluiu as inéditas Baladeiro (com Hyldon), Açúcar (com Dudu Falcão) e Doce Cabana (com Carlinhos Brown).
Em 2013, Sullivan lança o CD Mais Forte Que o Tempo com diversos artistas do MPB interpretando suas composições. [4]
Produtor
Produziu grandes cantores da MPB, como: Tim Maia, Alcione, Sandra de Sá, Danilo Caymmi, Antônio Marcos, Serguei, Xuxa, Sidney Magal, Fafá de Belém, Roupa Nova, Joanna, Paulo Ricardo, Rosana Fiengo, Fagner e cantores infantis como Trem da Alegria, Balão Mágico, Atchim & Espirro entre outros.
Michael Sullivan foi convidado a trabalhar e morar nos Estados Unidos - Los Angeles e Miami - para ali compor e produzir nomes, como Ricky Martin, Chayanne, Ana Gabriel, Menudos, Chicos de Boulevart, Yuri, Robi Rosa e Michael Sembello entre outros.
Sullivan alcançou o topo das paradas de sucesso em 60 países no mundo inteiro, incluindo as Américas, a Europa e o Oriente. Como produtor, vendeu mais de 60 milhões de discos, no Brasil e em toda América Latina.
Temas de telenovelas
As conquistas de Sullivan foram aumentando e ficando cada vez mais significativas no mercado brasileiro. Pelo merecido sucesso, suas músicas foram temas de trinta telenovelas[3], como:
Sullivan com Massadas obtiveram êxito com suas canções voltadas aos corações infantis através de Xuxa, Trem da Alegria, Angélica, Palhaço Bozo, TV Colosso, Família Dinossauro, Atchim & Espirro, Mara Maravilha, He-man, ThunderCats, Os Cavaleiros do Zodíaco, Os Trapalhões e outros personagens e personalidades, como Renato Aragão, com as músicas Criança Esperança e Amigos do Peito, antigos temas do Criança Esperança e da UNICEF. Ao todo, compôs aproximadamente 350 músicas infantis. Revelou e apostou em Xuxa como cantora e fez a música infantil se tornar gênero forte no Brasil, além disso, criou junto com Paulo Massadas o grupo Trem da Alegria, enorme sucesso entre as crianças dos anos 80 e começo de 90.
Musica Gospel
No final dos anos 90 Michael Sullivan torna-se um artista de música gospel. A maioria de seus sucessos foram gravadas por Marcelo Crivella na gravadora Line Records além de outras composições cedidas a outros artistas.
Roberto Carlos (Amor Perfeito, Pergunte pro seu Coração, Meu Ciúme)
Roupa Nova (Whisky a Go-Go, Show de Rock n Roll, Mistérios, Luz Da Manhã, Pecado Original, Muito Especial, Romance Mutante, Raio De Sol, Quando Bate Uma Saudade, Na Dor e No Prazer, Um Sonho a Dois)
Sandra de Sá (Retratos e Canções, Joga Fora, Não Vá)
Joanna (Amanhã Talvez, Amor Bandido, Um sonho a Dois, Promessas)
Fafá de Belém(Meu dilema, Amor cigano, Coisas mais loucas, A luz é minha voz, Dê uma chance ao coração, Abandonada, etc.)
Xuxa (Lua de Cristal, Brincar de Índio, Parabéns da Xuxa, Arco-íris, Valeu (10 anos de amor), É de chocolate, Estrela cadente, Profecias (Fim do mundo), Estrela guia, Boas Notícias, A vida é uma festa, Xuxa Park, O elefante feliz, Parabéns pra Jesus, A valsa da bailarina, Rambo, Apolo, Hey DJ, Sexto Sentido, Dança nas estrelas, Primeiro aniversário, Recado pra Xuxa, Bobeou, dançou, Coração criança, Como o sábio diz, Espelho meu, Mil vezes mil, Maçã do amor, Xuxaxé, Baila, baila, Hora do banho, Férias no Havaí, Uma canção para Sasha, Terra prometida, Em busca do amor, Trem fantasma, Na hora em que você quiser chegar)
Paquitas (Sorvetão, Bate na madeira, Marciano, Sonho de Verão, Mangas de Fora)
Os Trapalhões (Criança esperança, Amigos do peito, Alegria, Quem não gosta, No mundo da lua, O Casamento dos trapalhões, Fantasminha vagabundo, Minha festa de aniversário, Estrela distante, Super heróis brasileiros, Coração trapalhão, Trapalhadas, Pula veadinho, Natureza, Eu quero, Filhos de chaplin)
Angélica (Na hora de dormir, Fada bela, Ciúme, Cuida de mim, Semente do amanhã, Meninas, Apaixonados, Parabéns da Angélica )
Trem da Alegria (Uni-duni-tê, É de chocolate, Me Faz um Cafuné, He-Man, Lambada da Alegria, O Lobisomem, Dona Felicidade e outros)
Grupo Chocolate (É de chocolate)
Atchim e Espirro (Uni-duni-tê, É de chocolate, Me Faz um Cafuné, Parabéns da Angélica)
Rosana Fiengo (Nem um Toque, Custe o que Custar)
Paulo Ricardo (Dois, Segredo, Como se fosse a primeira vez)
José Augusto (Fui eu, Amar Você)
Patrícia Marx (Certo ou Errado, Sonho de Amor, Festa do Amor e Leis do Coração)
"A canção, e não mais o disco inteiro, tinha que ter começo, meio e fim, e se
transformar num 'jingle da vida' durante os três minutos de sua existência... Todas as estações de rádio foram obrigadas a tocar a mesma música, 'música de trabalho', e o preço do jabá foi à estratosfera." [7]
”
-- André Midani, 2008.
Depois de ter sido duramente avaliado pela crítica nos anos 80, ele foi acusado de ter um sucesso fabricado por meio de pagamento às rádios, para a execução de suas músicas. A prática do jabá Sullivan nega, embora ela seja difícil de se sustentar por ter sido admitida por muitos outros, dentre eles André Midani.[5][6]
Referências
Ir para cima↑Guilherme Bryan (2015). Teletema: a história da música popular através da teledramaturgia brasileira: 1964 a 1989. [S.l.]: DASH. 9788565056700
Felizmente conheci a Jesus Cristo através de uma boa igreja evangélica na minha adolescência, mais ou menos aos dezessete anos. A música cristã foi um lemento importante, além da própria pregação, algo que me fez fixar raízes na igreja de modo que durante aqueles anos, era o meu único e maior pazer, estar nas reuniões da igreja, menso da mocidade, ouvir e vcantar as canções e hinos, ouvi-los e solidificar uma base de uma fé simples que se satisfazia sem maiores novidades, e assim é até hoje, demodo que pósso testemunhar que não dependo de nehummodismo para acrescentar ou fortalecer a minha fé, bastando recordar um pouco apenas daqueles dias e de tudo o que vi, testeminhei naqueles importantes dias para a minha vida.
Nesse contexto é que esperava a cada fim de semana, pelo SBT, dois programas, aos domingos pela manhã o abençoado Rex Humard e sua famĺia, o primeiro pastor da Tv, e aos sábados o Evangelista Jimmy Swaggart. Agradeço a Deus profundamente pela doação em dinehiro dos crentes e irmãos estadunidenses daquela época, seus dízimos e ofertas destinadas ao evangelismo não só do Brasil mas do mundo.
Nessa postagem um pouco, do ainda vivo, e atuante pastor e evangelista Jimmy Swaggart. É maravilhoso ver que esse pregador que realmente pregava, e ainda, prega notadamente limitado pela idade, nos seuws movientos mais lentos, no seu olhar não tão ágil, ter energia renovada quando começa a cantar os velhos hinos e canções, no bom e velho, ainda fresco, estilo country gospel, tão difererente do novo e infelizmente tão descartável, até pelos crenres das muitas canções gospels de todos os estilos que parecem seguir compulsoriamente alguma moda e obedecer alguma tendência de mercado cristão, infelizmente.
Por Helvécio S. Pereira*
*graduado em Artes Plásticas, História da Arte, Educador Musical e Pedagogo / graduando em Teologia
Curiosamente a minha atenção para a Ucrânia e seu amável povo se deveu a um movimento que nascido lá aparentava ter boas intenções e que hoje se transformou ( ou mostrou a sua verdadeira face ) como um movimento anti-Deus e apoiador de várias depravações: o Femen ucraniano.
A partir da minha atenção às belas jovens ativistas e seu inicial combate à pornografia e a prostituição instituída e incentivada em seu país e com o bordão justo que dizia" A Ucrânia não é um bordel!" pude prestar a tenção a outros aspectos desse país com uma história duas vezes mais antiga que as próprias Américas: desde a forma como o cristianismo chegara até eles como chegara a toda à Rússia.
Particularmente como em tempos mais recentes, graças ao trabalho evangelístico de Adventistas e a grande e bem sucedida deistribuição de Bíblias, abrindo porta para outras igrejas evangélicas no país, há na Ucrânia hoje uma igreja viva, dinâmica, que ama e teme ao Senhor e que dEle testemunha com grande sucesso.E como é bom ver a alegria, o fervor, e a prosperidade dessa igreja e desses irmãos que não há muito tempo enfrentaram quase uma guerra franca e divisão de seu país a partir dos conflitos de interesse com a sua antes dominadora Rússia ( outra nação que experimenta o conhecimento do verdadeiro Evangelho com o nascimento de tantas igrejas e ministérios frutíferos e abençoados, afinal, seja onde haja o povo de Deus, independentemente das barreiras linguísticas, culturais e políticas, somos, sem dúvida um no Senhor Jesus e temos imediatamente como resultado dessa mesma fé um simpatia e uma empatia reais e verdadeiras.
Abençoadamente uma das seguidora do movimento Femen da Ucrânia, a brasileira Sara Winter, desligou-se do movimento e hoje é uma verdadeira cristã, mãe e esposa e tem testemunhado da sua nova fé em Jesus Cristo. Oro e torço para que muitas ex-femens, assim como ela, largue o engano d e mais um ativismo feminista, e possa canalizar toda a sua jovem energia como mulheres santificadas e testemunas de Jesus. Oro e esporo que Sasha Seveshenko e Anna Seveshenko, com as quais pude conversar algumas vezes possam um dia conhecer a Igreja Novo Tempo ( New Time Church, em Kiev, na mesma cidade onde elas vivem, e dessa forma conhecer a Jesus Cristo se convertendo verdadeiramente a Ele. Afinal são duas almas preciosas que valem ( como todas e cada alma humana ) mais que o mundo inteiro.
Abaixo uma mostra agradável e animadora de como essa abençoada igreja cujo querido pastor Andriy Kuksenko e sua esposa, dirigem em Kiev a qual vemos crescer e ter acrescentadas a cada dia novas pessoas, novos irmãos e irmãos, sempre louvando a Deus com enorme alegria e prazer!
Por Helvécio S. Pereira*
* graduando em teologia e graduado em arte-educação
Hillsong's Oceans in the beautiful Ukrainian language.
Переклад: Дмитро Чаплаєв
Текст та акорди:
1 куплет - Hm A D, A G
Мене Ти кличеш над водою
Де не встоїть моя нога
Тебе в пригодах відшукаю
Осяє віра океан
Приспів - G D A, G D A, G D A, G A Hm
Твоє ім'я прикличу я
Сховаю очі в небесах
Душа моя
Спочине у Твоїх руках
Ти мій Господь
Твоїм є я
2 куплет
В глибинах вод перебуває
Твоя безмежна благодать
Де страх і темрява стискають
Твоя рука покаже шлях
Брідж - Hm G D A
Дух, веди мене невпинно за Собою
Щоб ходив я над водою
Куди б Ти не покликав
Проведи мене в глибинах неосяжних
Щоб міцніла віра завжди
У Твоїх очах, Спаситель
Você pode assitir uma transmissão ao vivo e saber mais sobre a Igreja New Church nos links abaixo:
MÚSICA COUNTRY GOSPEL P ara aqueles que só concebem e entendem que um cristão só pode ter um perfil cultural de certas...
UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DO FENÔMENO ARTÍSTICO-MUSICAL-EVANGÉLICO
LEIA A BÍBLIA NO COMPUTADOR
LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
Acesse agora mesmo uma Bíblia OnLine em mais de 50 línguas e edições, incluídas versões em latim, grego e hebraico, além de outras. Você pode ler duas edições lado a lado em duas línguas diferentes, por exemplo. Aproveite e conheça mais as Sagradas Escrituras
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E
BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR
KIRK FRANKLIN E UMA MENSAGEM DIRETA ACERCA DE ALGO QUE SEMPRE ESQUECEMOS: SORRIR!
COMPARTILHE ESSE POST
Uma letra muito especial: a nossa genuína fé!
"CREED"
by Petra
I believe in God the Father, maker of heaven and earth.
And in Jesus Christ His only son, I believe in the virgin birth.
I believe in the Man of Sorrows, bruised for iniquities.
I believe in the lamb who was crucified, and hung between two thieves.
I believe in the resurrection, on the third and glorious day
I believe in the empty tomb, and the stone that the angel rolled away
He descended and set the captives free
And now He sits at God's right hand and prepares a place for me
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He sent His spirit, to comfort and to reveal
To lead us into truth and light, to baptize and to seal
I believe He will come back, the way He went away and..
Receive us all unto Himself but no man know that day
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He is the judge, of all things small and great
The resurrected souls of men, receive from Him their fate
Some to death and some to life, some to their reward