O mais relevante no que se refere a música cristã contemporânea particularmente do segmento evangélico com análises pertinentes e construtivas para a melhor compreensão desse fenômeno artístico altamente expressivo.
A Música com "M" maiúsculo é uma linguagem, pertence às linguagens da Arte, tanto às mais antigas e milenares como as mais novas e mais tecnológicas. Ao contrário do que muita gente possa achar a música não é boa em si e nem tampouco ruim, ela é em si mesma neutra, como a fala, como linguagem ou a própria língua.
Com a nossa língua portuguesa podemos escrever um a poesia, com tema e textos louváveis e sublimes ou podemos listar um conjunto de palavrões, expressões chulas e blasfêmias. A musica na igreja, a musica cristã é por esse aspecto a mesma da música fora dela, da música do mundo. Isso independentemente de ser uma canção ou simples mente a pura musica instrumental. A música que usamos, a produzida e ouvia em todo o mundo hoje é a música ocidental, de origem grega, com as mesmas notas, acordes, escalas e ritmos.
A melodia nasceu com a fala, bem ates da organização feita e desenvolvida pelos gregos na ainda música intuitiva, com os primeiros instrumentos melódicos e com as escalas mais primitivas pré-gregas. A melodia falada, foi finalmente incorporada pela melodia composta e possível com instrumentos melódico mais exatos.
O Ritmo nasceu intuitivamente e se afirmou matematicamente com o desenvolvimento da matemática, a sua base é o ritmo natural do coração e da respiração humana. Mais acelerado dá energia e vigor, menos acelerado acalma. O ritmo é a parte mas burra da música, a menos passível de evolução, sendo sempre o mesmo do mesmo variando apenas os sons indeterminados que são por natureza mais agradáveis ao ritmo por não terem obrigação nenhuma coma tonalidade e as escalas. O Ritmo estimula diretamente o nosso cerebelo que faz com o que o nosso corpo entre na mesma cadência do ritmo ouvido.
A Harmonia, como última invenção como elemento musical, foi o último a ser desenvolvido e bem mais recentemente em sua maior complexidade.
Essa linguagem é apropriada ( como a todas as demais linguagens da Arte ) para todos os fins: louváveis, sagrados, profanos e até destruidores.
Gostar ou não de determinado estilo, gênero, ritmo é uma imposição cultural ate certo ponto, sendo depois filtrado pelo crivo pessoal de cada um.
Na verdade há três coisas mais difíceis de adaptação quando você chega em um outro país ou cultura, e pior, quando obrigatoriamente terá que viver nesse novo lugar por mais tempo:
a língua, a comida e a música!
Adaptar-se a essas três coisas é para muitos um suplício, um desafio difícil ou verdadeiramente intransponível e na igreja cristã não é diferente!
Algumas gerações convivendo em igrejas granes e comportam classes sociais e étnicas diferentes bem como faixas etárias diferentes. As vezes não é dito, confessado explicitamente, mas grupos diversos não suportam a música diversa de cada um deles, e no caso da igreja, canções que dizem em suas letras as mesmas coisas.
O que temos são cultos na mesma denominação com ritmos e cancioneiros diferentes, sendo que no culto ou reunião mais heterogênea prevalece as canções da moda, hoje ditada pela mídia cristã, rádios, Tvs cristãs, gravadoras, critica , concursos, vendas de CDs e DVDs, etc.
Péra aí não está igualzinho ao "mundo"?
Sempre esteve, muita gente não sabe mas do mais de quinhentos hinos tradicionais do Cantor Cristão e da Harpa Cristã, eram canções da moda em seu tempo, que pela qualidade ganharam verões de letras cristãs.
Claro havia e houve canções especialmente compostas para a a igreja, muitas vezes compostas por músicos convertidos, pois afinal para se pintar um quadro tem que se ser um pintor, para compor peças músicas é necessário músicos bem como poetas para compor as letras dessas canções.
Bem toda a estrutura da música bem como da musica cristã, pretendo explorar didaticamente em outra postagem para não cansá-los.
Por ora fica uma lista de bandas cristãs evangélicas que, claro, são bem menos conhecidas que as suas contemporâneas ou modelares seculares, por causa que as seculares só se tornam mais conhecidas por serem alavancadas comercial e falsamente por uma mídia de alcance muito maior.
Finalmente como destacado no titulo dessa postagem, Deu não precisa da nossa música, compomos, cantamos , por nós mesmo e para nós mesmos, funcionam como um reforçador e uma expressão repetida do que um dia cremos e continuamos a crer. Ou seja a música em si é nada, mas ela se torna importante como reflexo e expressão de algo que já temos, trata-se apenas de uma vidraça em uma janela para podermos ver a paisagem além dela.
Logo os que se vangloriam e se sentem , e se vejam,tão especiais por cantarem, tocarem e se destacarem mesmo com a música cristã, caiam na real, após fazerdes tudo reconheçam que são apenas servos inúteis. A não ser que a música que cantam e quando cantam sejam apenas a expressão do que tem dentro de si a cada dia, de fato.
Sobre a pergunta do título da postagem: "Música cristã é entretenimento?"
Sim é entretenimento e um grande dilema enfrentado por gerações e jovens cristãos e líderes de igrejas, era justamente que tipo de música adolescentes cristãos podem ouvir no seu entretenimento, se a "música" ouvida pelos crentes era só, permitida na vida cristã, a música de igreja, hinos e muito mais tarde os corinhos, geralmente música ao gosto de pelo menos uma geração atrás.
O medo da música mundana sem conhecer e saber que a música como linguagem se desenvolveu desde o seu início como secular, profana e religiosa, recebendo contribuições e desenvolvimento melódico, tonal, harmônico e ritmo dos dois mundos.
Como a forma mais popular de música não é a música pura mas a canção ( união entre uma melodia e uma poesia )o que caracteriza uma música como "positiva" ou 'negativa" é finalmente a letra, o tema abordado e as afirmações e negações de valor e crenças expressos nessa letra. O Ritmo será sempre algo cultural e diverso de cultura para cultura e de época para época pertencendo ao gosto singular ou majoritário de cada grupo social e até ético.
Portanto é plenamente legítimo ouvirmos uma canção em determinado estilo musical no s momentos de lazer refletindo na mensagem de sua letra condizente como que acreditamos e esperamos segundo a nossa fé!
Essa tem sido a base real do evangelismo contextualizado em que cada grupo social alcança com a mesma mensagem os seus iguais. Roqueiros alcançando roqueiros, sambistas alcançando sambistas e músicos do meio erudito e de música de concerto alcançando músicos eruditos.
Por Helvécio S. Pereira*
*graduando em teologia e graduado em História da Arte , Desenho e Plástica e Pedagogo THE BRAVE VERSUS QUEEN
BANDA X-SINNER VERSUS AC/DC
ETERNAL DECISION VERSUS METALICA
BARREN CROOS VERSUS IRON MAIDEN
STEVEN PATRICK VERSUS ROBERT PLANT ( LED ZEPELIN )
MÚSICA COUNTRY GOSPEL P ara aqueles que só concebem e entendem que um cristão só pode ter um perfil cultural de certas...
UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DO FENÔMENO ARTÍSTICO-MUSICAL-EVANGÉLICO
LEIA A BÍBLIA NO COMPUTADOR
LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
Acesse agora mesmo uma Bíblia OnLine em mais de 50 línguas e edições, incluídas versões em latim, grego e hebraico, além de outras. Você pode ler duas edições lado a lado em duas línguas diferentes, por exemplo. Aproveite e conheça mais as Sagradas Escrituras
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E
BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR
KIRK FRANKLIN E UMA MENSAGEM DIRETA ACERCA DE ALGO QUE SEMPRE ESQUECEMOS: SORRIR!
COMPARTILHE ESSE POST
Uma letra muito especial: a nossa genuína fé!
"CREED"
by Petra
I believe in God the Father, maker of heaven and earth.
And in Jesus Christ His only son, I believe in the virgin birth.
I believe in the Man of Sorrows, bruised for iniquities.
I believe in the lamb who was crucified, and hung between two thieves.
I believe in the resurrection, on the third and glorious day
I believe in the empty tomb, and the stone that the angel rolled away
He descended and set the captives free
And now He sits at God's right hand and prepares a place for me
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He sent His spirit, to comfort and to reveal
To lead us into truth and light, to baptize and to seal
I believe He will come back, the way He went away and..
Receive us all unto Himself but no man know that day
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He is the judge, of all things small and great
The resurrected souls of men, receive from Him their fate
Some to death and some to life, some to their reward