O mais relevante no que se refere a música cristã contemporânea particularmente do segmento evangélico com análises pertinentes e construtivas para a melhor compreensão desse fenômeno artístico altamente expressivo.
Muitas vezes ficamos divididos na nossa percepção se as coisas novas ou mais antigas são de falso melhores ou representam melhormente algo já que a música, como parte da Arte, uma de suas linguagens, expressa de modo singular toda a gama de crenças, emoções e sentimentos humanos.
Com a idade em muitas categorias de coisas temos a real sensação de que o passado foi de fato e claramente melhor do que coisas criadas no presente. A exceção certamente são coisas relacionadas à tecnologias mesmo assim encontrando opiniões contrárias no que respeita a durabilidade de automóveis, móveis, construções, roupas, etc.
No caso do cancioneiro cristão protestante, evangélico, não é diferente. Considerando-se também que em todas as coisas mesmo com um claro progresso redundando craçamente em notados aperfeiçoamentos técnicos é praticamente impossível negar que o imediatismo e a maior facilidade de realização de coisas, a criação dessas mesmas coisas parecem ser menos apuradas e forçadamente apressadas.
A natural consequência é que haja um decaimento, uma queda em certos aspectos qualitativos reais. Acrescente-se a isso as condições de lucro e fama bem como outros dividendos, recompensas e facilidades, fama, reconhecimento, etc. Desse modo as mais sinceras, louváveis e efetivas razões pelas quais se fazem as mesmas coisas parecem comprovadamente não serem as mesmas.
Desse modo, trinta e cinco anos depois, mais ou menos do que esse tempo, jovens evangélicos, "crentes", após suas diferentes experiências de conversões a Cristo, contra toda dificuldade, passam a compor e produzir um certo tipo de música, de canções mais compreensíveis em suas letras e temas que os centenários hinos dos hinários tradicionais das igrejas evangélicas tradicionais.
Desse modo os jovens como eles fora das igrejas, sem conhecimento da Bíblia, de Deus e da Salvação em Jesus Cristo são alcançados por esse tipo de música, comunicação fazendo crescer em muito as fileiras dos convertidos e do mesmo modo animando os jovens "criados dentro da caixa" com certa aflição por antes não terem um meio de expressão "alegre" como os jovens do mundo mas agora com a temática e mensagens corretas.
Lembremos, antes de prosseguirmos, uma bastante singular: ( Rebanhão, anos 2000 )
Hoje o cancioneiro "gospel", no Brasil de forma peculiar alimenta uma indústria fonográfica falida se ainda se baseia-se nas canções dos velhos artistas populares ou dos novos de péssima qualidade e gosto. Superando em muito a MPB, o rock nacional e vários outros estilos, aparentemente a chamada " Música Gospel" só perde em números e arrecadação para a música sertaneja e a razão não é por qualidade, mas simplesmente porque o número de "evangélicos" é menor que o público que consome o neo-sertanejo que é dança, show e romântica, preenchendo um nicho que não pode ser preenchido a altura apor outro gênero musical.
Mas a música jovem cristã das décadas de 80 e 90, auge de sua produção qualitativamente espontânea era, em comparação com a atualidade, foi e é realmente melhor?
Tomemos como comparação a música brasileira secular: toda a produção da MPB é ainda considerada de fato melhor que a música brasileira atual?
Para responder essas duas perguntas basta lembrarmos que em qualquer festinha familiar em que haja uma mescla familiar de adultos, jovens e crianças, de forma sadias, as canções antigas é que são executadas, grande maioria delas nem mais tocadas nas rádios. O mesmo vale para shows de violonistas em bares, shoppings, escolas, etc.
Nessa postagem, algumas bandas, cantores e algumas canções como exemplo desse fenômeno e para que você responda a si mesmo como cristão e como crente. Lembrando que a seleção desas canções foram apenas casuísticas, em que muitas outras poderiam ser incluídas como bons exemplos e comparação.
Por Helvécio S. Pereira*
* Graduado em Desenho, Plástica e História da Arte ( UFMG ) e em Pedagogia ( UEMG )
MÚSICA COUNTRY GOSPEL P ara aqueles que só concebem e entendem que um cristão só pode ter um perfil cultural de certas...
UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DO FENÔMENO ARTÍSTICO-MUSICAL-EVANGÉLICO
LEIA A BÍBLIA NO COMPUTADOR
LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
Acesse agora mesmo uma Bíblia OnLine em mais de 50 línguas e edições, incluídas versões em latim, grego e hebraico, além de outras. Você pode ler duas edições lado a lado em duas línguas diferentes, por exemplo. Aproveite e conheça mais as Sagradas Escrituras
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E
BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR
KIRK FRANKLIN E UMA MENSAGEM DIRETA ACERCA DE ALGO QUE SEMPRE ESQUECEMOS: SORRIR!
COMPARTILHE ESSE POST
Uma letra muito especial: a nossa genuína fé!
"CREED"
by Petra
I believe in God the Father, maker of heaven and earth.
And in Jesus Christ His only son, I believe in the virgin birth.
I believe in the Man of Sorrows, bruised for iniquities.
I believe in the lamb who was crucified, and hung between two thieves.
I believe in the resurrection, on the third and glorious day
I believe in the empty tomb, and the stone that the angel rolled away
He descended and set the captives free
And now He sits at God's right hand and prepares a place for me
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He sent His spirit, to comfort and to reveal
To lead us into truth and light, to baptize and to seal
I believe He will come back, the way He went away and..
Receive us all unto Himself but no man know that day
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He is the judge, of all things small and great
The resurrected souls of men, receive from Him their fate
Some to death and some to life, some to their reward