DINO KARTSINAKIS PIANIST

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PELA FÉ...SÃO MOVIDOS OS CRENTES, OS CRISTÃOS, E OS QUE DIZEM NÃO CRER



Os calvinistas proclamam que não há nada, em nenhum momento ou ocasião, que não seja promovido por Deus, ou seja: nada vem a existência a parte de sua ação, tanto as boas coisas quanto as más, sejame as mais terríveis coisas e acontecimentos. A controvércia necessária  que se estabelece é, se Deus mesmo move o braço do assassino e imobiliza a vítima numa defesa ineficiente e que não se mostra efetiva ou não é essa a verdade sempre. Entretanto todos nós cristãos, concordamos que nada exista aparte da permissão e do conhecimento de Deus. Os calvinistas asseveram também que quando alguém crê no evangelho é que foi feito crer aquela pessoa no evangelho, que essa não creu por si mesma, outra controvércia importante.


Entretanto calvinistas, e nós considerados pelos calvinistas como não calvinistas e portanto de posição diferente nessas questões, reconhecemos que a fé seja um dom de Deus, que ao homem foi dada a capacidade de objetiva e obstinadamente, até teimosamente, possa fiar-se em algo, viver por essa coisa, ser, pensamento, idéia, morrer por ela e com base nela moldar toda a sua vida. Essa fé, vista desse modo, se direcionará a algo, seja a verdade, seja a mentira, seja a uma idéia, a uma opção de vida, etc. Dessa forma todos vivem pela fé embora não saibam disso. O torcedor que vai ao estádio a cada jogo, o sambista que trabalha e se envolve durante todo o ano, e ano após ano pela sua escola de samba, crendo que dessa vez ganhará o campeonato, o desfile de carnaval. Ao homem foi dada a capacidade de viver pela fé mesmo que não se reconheça vivendo com base nesse maravilhoso dom. Idolatria é portanto colocar essa fé em outra coisa, em alguém, em algo e não em Deus. Não terá outros deuses diante de mim, diz o Senhor nas Escrituras. Nem no lugar nem ao lado, nem convivendo com o Deus digno de toda a confiança e fé.


O ateu vive pela fé, ou embora negue categoricamente, por um tipo de anti-fé, por ela luta, se defende e ataca os demais tidos como religiosos que supostamente tenha só eles uma fé, um tipo de fé. O marxista, o agnóstico, o muçulmano, o budista, o animista, o crente evangélico reformado, o católico-romano, o pentecostal, o neopentecostal, o mórmom, o adventista, a testemunha de Jeová, o judeu, kardecista, qualquer um enfim... Porém a fé só é recompensada por quem tem o poder, a potência e a autoridade legítima para fazê-lo: para nós o Senhor Jesus Cristo. Crer é fácil, crer em qualquer coisa, pessoa ou modelo, ter a garantia de que a sua fé corresponda a uma realidade, que corresponda a que realmente acontecerá já é outra história.

A definição paulina e portanto bíblica de fé é válida universalmente mas distingue-se pelo fato de ser a única que é recompensada verdadeiramente e comprovada factualmente pelo que as exerceram corretamente antes de nós ( leia o capítulo de Hebreus 11  acerca do assunto ). Vale a pena celebrar, festejar, alegrarmos nessa particular fé que se inicia e se fundamenta em uma pessoa, na de Cristo e assume nuances mais descritivas, mais minuciosas numa expressão particular da fé cristã, em uma igreja, uma denominação, um movimento, numa teologia. Para os cristãos evangélicos essa fé se alimenta, se corrige pela leitura bíblica, ou seja da Palavra de Deus, a qual se encontra acima, anterior a quaisquer e demais revelações, explicações, etc. 

Ou seja o crente evangélico é um sujeito que absorve todo o conhecimento a sua volta de forma crítica, absorvendo-os, rejeitando-os e sempre voltando ao que a Bíblia diz, buscando compreender o que não foi compreendido, revendo a sua compreensão e entendimento, peneirando, abandonando as vezes o que se julgou incoerente, inconsistente, errático, tudo isso regado a uma comunhão com Deus materializado na oração pessoal ( não reza ) confessando, falando de si próprio a Deus, indagando, buscando ouví-Lo pelo sentimento, pela emoção, pelos fatos do cotidiano, pela palavra dita por irmãos de fé, pela pregação congregacional feita por um pregador que recorra aos textos e ensinamentos escriturísticos. 

De fato é uma experiência tão particular que não se torna tão fácil a sua descrição de modo que a quem não a tem é quase impossível descrevê-la fielmente em detalhes. É perfeitamente pessoal e única e  deve ser portanto vivida. A genuína vida cristã começa pela primeira manifestação de fé: a aceitação de Jesus como Salvador pessoal e obviamente o Senhor absoluto de sua vida, a esse ato sucede a transformação do coração, o que é chamado pelo próprio Senhor de "novo-nascimento", com a transformação das convicções, dos valores, e uma nova compreensão da vida, algo que se dá quase imediatamente. Daí  o alinhamento a uma teologia ou prática religiosa, embora camufle aparentemente a genuína conversão, não seja exatamente um substituto real a ela. Ser batista, assembleiano, reformado, calvinista, arminiano, luterano, presbiteriano, universal, mundial, da graça, wesleyano, etc, não garante a conversão, a salvação ou a comunhão com Deus. 

É necessário nascer de novo, condição indispensável e insubstituível para ser de Deus, perdoado, salvo e justificado pelo sangue de Cristo. Ao ateu não basta dizer "Deus existe", é necessário que haja uma fé direcionada a essa pessoa cuja existência esse ex-ateu agora reconheça a existência, e fé ( confiança ) no que Ele ( Deus ) diz e faz. Ou seja o ateu bem como o religioso de qualquer religião, até o autodenominado cristão, tem que nascer de novo, através da Palavra de Deus e do Espírito de Deus. Bem quem já passou por isso sabe o que eu tentei explicitar nessas poucas linhas. Aos demais cujas afirmações pareçam estranhas resta o meu desejo que no devido tempo tal aconteça com elas o mesmo. Amém.

Por Helvécio S. Pereira




Cifra Club


André Valadão

Pela Fé


Intro 3x: F   Dm   Bb   C

F                Dm
Pela fé posso clamar
Bb                 C
Pela fé posso enxergar
F               Dm
Pela fé posso tocar
Bb       C
Pela fé, pela fé

Refrão:
Bb   C      Dm
Não  há   muralhas
          Bb
Que ficarão de pé
     C    Dm                     
Diante de mim                   
E|--------------|
B|--------------|
G|---------3----|           
D|-3-3-2---3----|
A|-------3-1----|
E|--------------|

Bb   C      Dm
Es-tou firmado em Cristo
   Bb         C
Pra sempre tenho
     Dm
A luz em mim, pela fé...

( F   Dm   Bb   C )

F             Dm
Pela fé posso mudar
Bb                C
Pela fé posso alcançar
F              Dm
Pela fé posso viver
Bb          C
Pela fé, pela fé

Refrão:
Bb   C      Dm
Não  há   muralhas
          Bb
Que ficarão de pé
     C    Dm                     
Diante de mim                   
E|--------------|
B|--------------|
G|---------3----|           
D|-3-3-2---3----|
A|-------3-1----|
E|--------------|

( F Dm Bb C F )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TESTE JÁ A SUA VOZ!

OS "POSTS" MAIS LIDOS NO BLOG

UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DO FENÔMENO ARTÍSTICO-MUSICAL-EVANGÉLICO

LEIA A BÍBLIA NO COMPUTADOR

LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
Acesse agora mesmo uma Bíblia OnLine em mais de 50 línguas e edições, incluídas versões em latim, grego e hebraico, além de outras. Você pode ler duas edições lado a lado em duas línguas diferentes, por exemplo. Aproveite e conheça mais as Sagradas Escrituras

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E

BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR

KIRK FRANKLIN E UMA MENSAGEM DIRETA ACERCA DE ALGO QUE SEMPRE ESQUECEMOS: SORRIR!

COMPARTILHE ESSE POST

Uma letra muito especial: a nossa genuína fé!




"CREED"

by Petra





I believe in God the Father, maker of heaven and earth.

And in Jesus Christ His only son, I believe in the virgin birth.

I believe in the Man of Sorrows, bruised for iniquities.

I believe in the lamb who was crucified, and hung between two thieves.

I believe in the resurrection, on the third and glorious day

I believe in the empty tomb, and the stone that the angel rolled away





He descended and set the captives free

And now He sits at God's right hand and prepares a place for me





This is my creed

The witness I have heard

The faith that has endured

This truth is assured

Through the darkest ages past

Though persecuted it will last

And I will hold steadfast

To this creed





I believe He sent His spirit, to comfort and to reveal

To lead us into truth and light, to baptize and to seal

I believe He will come back, the way He went away and..

Receive us all unto Himself but no man know that day





This is my creed

The witness I have heard

The faith that has endured

This truth is assured

Through the darkest ages past

Though persecuted it will last

And I will hold steadfast

To this creed





I believe He is the judge, of all things small and great

The resurrected souls of men, receive from Him their fate

Some to death and some to life, some to their reward

Some to sing eternal praise, forever to the Lord





And through the darkest ages past

Though persecuted it will last

And I will hold steadfast

To this creed





...This creed... whoa... whoa...my creed... whoa



PARA VER A CIFRA DESSA CANÇÃO DO PETRA E OUVÍ-LA, CLIQUE AQUI!









OPORTUNIDADE! QUER SERVIR AO SENHOR DE FATO E NÃO TEM CONDIÇÕES? clique abaixo