O mais relevante no que se refere a música cristã contemporânea particularmente do segmento evangélico com análises pertinentes e construtivas para a melhor compreensão desse fenômeno artístico altamente expressivo.
DINO KARTSINAKIS PIANIST
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
ATUALIZADO! UM BOM EXEMPLO E UM MAU EXEMPLO: FUNK BATIDÃO, "É NO PEZINHO" NO CULTO REGULAR DE UMA IGREJA PENTECOSTAL BRASILEIRA... UMA POLÊMICA: A IGREJA DEVE PERMITIR TODO O TIPO DE MÚSICA EM SEUS CULTOS? VEJA E OUÇA "O PAI NOSSO" EM UM ARRANJO E CANTO ÚNICO, DIGNO DA ORAÇÃO ENSINADA PELO SENHOR JESUS!
ASSISTA ESSES DOIS VÍDEOS ( ASSISTA NA ÍNTEGRA O PRIMEIRO, VALERÁ A PENA E É BEM MELHOR QUE O PROGRAMA DO FAUSTÃO, DE LONGE! ) LOGO DEPOIS SIGA O RACIOCÍNIO EXPOSTO NA REFLEXÃO ABAIXO E TIRE AS SUAS CONCLUSÕES!
Antes é importante ressaltar que o vídeo acima é para exemplificar um louvável esforço e busca de perfeição, seja musical, seja artística. Não é o registro de um culto mas de uma das apresentações comemorativas feitas pelo coral e orquestra da Catedral Mórmon no estado de Utá nos EUA. Contém hinos, canções populares e eruditas como uma da ópera Carmem e apresentação de dança. Entretanto em nenhum momento há um traço sequer de desleixo, de desorganização, de desrespeito ao local que pela igreja é usado, segundo a sua própria teologia, como lugar d culto regular de seus membros e fieis.
Funciona também, como em qualquer igreja cristã no mundo, como uma amostra do que se cultiva e de como se portam as pessoas, os membros de sua igreja. Pode se fazer obviamente restrições teológicas, à suas excentricidades teológicas particulares, mas pelas suas reuniões e de como são realizadas as apresentações e a música, sem dúvida nunca, e isso sim é o grande exemplo que queremos que líderes, pastores, músicos que professam uma teologia cristã mais ortodoxamente bíblica não sejam desleixados em suas igrejas influenciados por uma cultura secular, mundana cada vez mais decadente, chegando as raias do escândalo.
Portanto, mais uma vez, antes de tratar do que me proponho a tratar, devo por exigência de clareza no assunto, em definir ainda que rapidamente alguns conceitos.
1) Conceito de Música como Linguagem
Música é uma linguagem antes mesmo de ser classificada como ruim, boa, excelente, moderna, antiga, brega, perfeita, etc. Como linguagem a música ( e no caso o mundo inteiro utiliza a chamada música Ocidental, inventada pelos antigos gregos e desenvolvida por bem mais de dois milênios, de forma lenta e progressiva ) é capaz e sempre o faz, de comunicar coisas, tocando ao mesmo tempo a emoção e razão quando junto da melodia, enriquecida e valorizada por uma harmonia, carregada pelo ritmo, traz uma letra, um poema, recheada de ideias e pensamentos que vão de coisas abstratas às mais reais do dia a dia.
2) Cultura
É o conjunto maciço de crenças e comportamentos permeados pelos valores e crenças de um grupo humano de uma época, um tempo, uma região, uma nação, um povo e muitas vezes de uma etnia.
3) Sagrado
O que e santificado, separado, enobrecido, tornado nobre pela relação com aquele a quem e por quem é algo produzido pelo saber e capacidade humanas de fabrico,concepção, etc.
4) Cristianismo, cristãos
Tecnicamente entendido todos os religiosos e religiões, normalmente igrejas, que têm certo grau de referência que não possa ser desvinculada de seu credo fundamental a pessoa de Jesus Cristo. Desse modo a contragosto de muitos, são tecnicamente cristãos para fim de reconhecimento estatístico, todos os católicos, protestantes, ortodoxos e paraprotestantes embora possa e se deva questionar a fidelidade e relação de suas crenças com às Escrituras, com a Bíblia Sagrada.
Assim posto é comum com a expansão histórica da crença em Jesus Cristo e na sua mensagem e apreensão do conceito do Deus bíblico, o enobrecimento do perfil físico das igrejas, catedrais, dos alteares, púlpitos, ornamentos religiosos, liturgias e portanto a música. Em todos esses quesitos o que produzido e oferecido a Deus é o mais nobre do que se possa produzir e oferecer a Deus.
Os esforços em aproximar o perdido, o inconverso da mensagem cristã tem promovido ao longo da história da igreja cristã uma aproximação necessária e lógica entre o mais nobre, entre o mais sagrado e mais popular e profano. Esse processo não é ruim e nem errado em si, pois já que como linguagem, a música deve ser entendida e cativar o ouvinte tanto ou mais do que quem a toca ou canta, levando a efeito à compreensão e à experiência com o divino.
O erro é quando esquecido o princípio do sagrado ( percebido e reproduzido em todas as religiões desde as mais primitivas e não cristãs ) é esquecido por pessoas que conheçam e creiam na verdadeira mensagem do cristianismo e como elevado princípio estritamente bíblico.
Dessa forma essa postagem faz a seguinte reflexão legítima:
Até quando decair do sagrado ( consagrado unicamente a Deus ) e do concebido como algo perfeito dentro do esforço mais legítimo e possível possa ser trocado por um tipo de música igualmente produzida para o lazer e entretenimento secular do próprio homem sem nenhuma separação?
O vídeo acima é da igreja Mórmon nos EUA, uma igreja paraprotestante como Adventistas do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, etc. com problemas teológicos estritamemente anti biblicos mas herdeira da melhor tradição protestante construída historicamente e que não se rende a modismos e exageros as quais congregações e igrejas com teologia mais bíblicas perderam todo o cuidado.
Gostaria de ouvir as colocações dos irmãos sobre esse importante e polêmico assunto e que ele fosse tratado em suas respectivas igrejas que mais e mais por várias questões não conseguem mais espaço para uma musicalidade de melhor qualidade, não obrigatoriamente que seja a hinologia tradicional de mais de dois séculos, mas que não decai tanto e complexidade, beleza e nobreza, dedicada a Deus.
NOTA IMPORTANTE:
O vídeo acima, no início da postagem, é um registro e uma produção da Igreja Mórmon, da qual, ou com a qual não concordo com as suas doutrinas singulares e frontalmente anti-bíblicas se distanciando muito além de outro grupos paraprotestantes.
A razão é que o cuidado inegavelmente exemplar deles com a música dedicada a Deus, desde a formação, treinamento, dos músicos e cantores e seu lugar no serviço litúrgico são claramente exemplares no que se concebe como algo concebido e dedicado ao Criador de todas as coisas, ao único e Supremo Deus que nem o céus dos céus podem contê-Lo e a toda a Sua glória.
Agora para você que não compreendeu ainda do que estamos falando, o que se refere a um grave problema de discernimento básico e de percepção do que convém e do que não convém na igreja, do princípio básico de se dedicar a Deus algo que somente seja nobre, louvável, perfeito, único. Essa era a grande lição do sacrifício oferecido a Deus, somente animais belos, sem defeitos.
Enquanto isso no Brasil, por várias razões práticas e culturais incluída aí uma dificuldade de manter e atrair jovens para a igreja ( ??) e num esforço injustificável em bajular esses mesmos jovens, aliado tudo isso a uma completa e crassa falta de bom senso e de bom gosto, numa situação claramente patética em que a cauda é quem abana o corpo do cão e não ao contrário, líderes, pastores sorriem e apóiam inadvertidamente tudo o que é mal feito e de péssimo gosto, de má origem no mundo e trazem, introduzem e incentivam dentro das suas próprias igrejas!
O segundo vídeo ( e espero que vocẽ não seja mais um dos relativistas, fora e dentro da igreja que acham que nada é definitivo, depende de como se olhe e veja ) registra o que foi feito e deve estar sendo feito e aceito, em muitas igreja pelo Brasil. Tal fato lamentável ou pelo menos suspeito se explica na ânsia e com base em uma conceito errado de que tudo pode ser repentinamente tornado sagrado para Deus, independente da qualidade básica imaginada e aceita quase que universalmente. Em todas as religiões do mundo incluindo religiões não cristãs, com todas as variáveis culturais e econômico-sociais, não se dedica a uma divindade, seja qual for, o pior, o desprezível. Uma lição muito mais digna de atenção por se tratar no caso de cristãos, de crentes evangélicos, a música como louvor, dedicada ao único Deus, o criador de todas as coisas o doador de nossas próprias vidas. E isso é fato, infelizmente, e pior recorrente nos dias de hoje em muitas igrejas no Brasil, notadamente as pentecostais.
Finalmente, fale desse assunto, principalmente entre os jovens e líderes na igreja, entre os músicos, encarregados da música nos cultos e nas reuniões, estudem biblicamente sobre o assunto e sobretudo permeie toda essa ação com oração. Não é possível que se erre orando e ouvindo a direção de Deus. Que Deus abençoe a sua igreja no Brasil.
Por Helvécio S. Pereira
Uma peça musical perfeita, escrita, arranjada e cantada de forma a honrar a oração ensinada há cerca de dois mil anos pelo próprio Senhor Jesus Cristo, "O Pai Nosso", "The Lord's Prayer" na voz singular do tenor Andrea Bocelli.
MÚSICA COUNTRY GOSPEL P ara aqueles que só concebem e entendem que um cristão só pode ter um perfil cultural de certas...
UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DO FENÔMENO ARTÍSTICO-MUSICAL-EVANGÉLICO
LEIA A BÍBLIA NO COMPUTADOR
LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
Acesse agora mesmo uma Bíblia OnLine em mais de 50 línguas e edições, incluídas versões em latim, grego e hebraico, além de outras. Você pode ler duas edições lado a lado em duas línguas diferentes, por exemplo. Aproveite e conheça mais as Sagradas Escrituras
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E
BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR
KIRK FRANKLIN E UMA MENSAGEM DIRETA ACERCA DE ALGO QUE SEMPRE ESQUECEMOS: SORRIR!
COMPARTILHE ESSE POST
Uma letra muito especial: a nossa genuína fé!
"CREED"
by Petra
I believe in God the Father, maker of heaven and earth.
And in Jesus Christ His only son, I believe in the virgin birth.
I believe in the Man of Sorrows, bruised for iniquities.
I believe in the lamb who was crucified, and hung between two thieves.
I believe in the resurrection, on the third and glorious day
I believe in the empty tomb, and the stone that the angel rolled away
He descended and set the captives free
And now He sits at God's right hand and prepares a place for me
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He sent His spirit, to comfort and to reveal
To lead us into truth and light, to baptize and to seal
I believe He will come back, the way He went away and..
Receive us all unto Himself but no man know that day
This is my creed
The witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted it will last
And I will hold steadfast
To this creed
I believe He is the judge, of all things small and great
The resurrected souls of men, receive from Him their fate
Some to death and some to life, some to their reward
Nenhum comentário:
Postar um comentário