DINO KARTSINAKIS PIANIST

domingo, 19 de janeiro de 2014

IMPERDÍVEL! ATUALIZADO!!! COM NOVOS VÍDEOS!! A BELEZA DOS CORAIS! ( VOCÊ JÁ VIU OU OUVIU KIRK FRANKLIN CANTANDO? NÃO? POIS VEJA-O A NESSA POSTAGEM! ) O CANTO CORAL E A SUA BELEZA E IMPORTÂNCIA PARA A MÚSICA CRISTÃ NO MUNDO!ATUALIZADO COM NOVOS VÍDEOS! GRANDES ORQUESTRAS E O CANTICO CORAL NAS IGREJAS, ALGO CARO, DE FATO TRABALHOSO, MAS UMA RESISTÊNCIA À BANALIDADE MUSICAL E AO MODISMO PURAMENTE IMPULSIONADO POR RAZÕES OPORTUNISTAS E COMERCIAIS.












Não restam dúvidas que em todos os estilos musicais, ou com fusão, rearranjo, adaptação, é possível produzir música e no caso canções impactantes espiritualmente para a glória de Deus e proclamação do  Evangelho de Jesus Cristo., entretanto o modismo, o imediatismo tem levado à banalidade e a expressão de coisas que o autor da peça musical, de adoração ou evangelística de fato não sentiu no momento da composição.

Acrescente-se a isso o mau gosto decorrente da falta do conhecimento musical mais básico e a herança da pior música  mundana com toda a sua malignidade. Afinal o mínimo esperado de alguém que tenha crido em Jesus Cristo e nascido de novo é uma novidade de vida em todas as áreas da vida.

O canto coral, de origem e desenvolvimento europeu mas que se desenvolveu de modo especial, nos EUA com duas vertentes os corais de brancos e os corais de negros, com características distintas, que só enriqueceram essa modalidade de canto, sob todos as suas modalidades e orquestras, presentes em muitas igrejas evangélicas espalhadas pelo mundo, além de ser uma resistência ao mau gosto, é sem dúvida uma experiência musical elevada que colabora para um sentimento de espiritualidade mais desejável.

O patético é, que muitos crentes e especialmente os jovens, não têm conhecimento que essa boa musica exista em alguma igreja ( na verdade existe e é cultivado em um número grande de denominações evangélicas  inclusive no Brasil bem como igrejas católicas  ) aceitando o pop imediato, letras feitas às pressas, aquilo que é de fato e infelizmente primeiramente comercial e depois com algum conteúdo cristão e bíblico muitas vezes vago.

Os dois exemplos nessa postagem ( há muitos e muitos outros vídeos no YouTube com corais e orquestras em igrejas ) são exemplos que independente da denominação, hinos compostos com espiritualidade têm valor como peças musicais artísticas que falam das coisas de Deus, são de domínio público e reconhecidos justamente por esse valor independente da igreja.

Batistas tradicionais e Mórmons* não crêem exata e biblicamente em todas as coisas da mesma forma, divergem em muitas coisas( Batistas são evangélicos, sejam arminianos ou reformados ( calvinistas ) os Mórmons são um dos grupos paraprotestantes, dentre os grupos paraprotestantes, um dos mais distanciados das reais verdades bíblicas, guardando entretanto, apenas parte da ética e da liturgia cristã autêntica. O um   exemplo nessa postagem é apenas um bom exemplo no que se refere ao uso da boa música cristã que no caso são de autores não Mórmons e de domínio público.

* Sobre a crença herética mórmon ver postagem específica AQUI * ( um vídeo com legendas em espanhol "O Engodo Mórmon, sua Bíblia, revelados" numa tradução livre e melhor )

Amazing Grace do ex-comandante de navio negreiro inglês, John Newton, e o Pai Nosso cantado pelo mundialmente conhecido tenor Andrea Bocelli para um programa de TV da igreja Mórmom com sem dúvida um dos melhores, senão o maior coral de uma igreja cristã do mundo, o coral do Tabernáculo Mórmom. E aí eu pergunto, porque uma igreja com fé biblicamente mais correta e fiel não pode aspirar produzir uma música com a mesma qualidade em seu templo como tributo ao Deus em que ela biblicamente crê, passando a trocar hinos com letras e arranjos de qualidade por lentilhas musicais? Fica aí a pergunta!

Amazing Grace talvez seja uma das canções cristãs mais regravadas, cantadas e obrigatória no exercício e estudo do chamado bel canto, sendo regravada por Lara Fabian, El Divo, e anteriormente por Ray Charles, Elvis Presley, Jimmy Swaggart, Jerry Lee Lewis e tantos outros. Consegui a partitura em PDF do Pai Nosso cantado pelo excepcional tenor Andrea Bocelli, é de fato uma peça de melodia belíssima, e sem dúvida de inspiração divina, o que não se pode dizer de tantas composições "gospels" atuais.

Eu creio integralmente, e sem reservas, nas duas letras dessas duas maravilhosas canções. É impossível para mim, ao ouvi-las sem ter lágrimas a encher os meus olhos. Essas duas peças musicais, por si só, bastam ao invés de centenas de canções e hinos compostos sem um sentimento integral de uma fé essencialmente cristã bíblica e de uma percepção da grandeza de nosso Deus, muito maior do que podemo imaginar. A Ele seja sempre dedicado o que é santo e excelente, a primícia e não qualquer coisa.

Por Helvécio S. Pereira

ANDREA BOCELLI CANTA "PAI NOSSO" COM O CORAL DO TABERNÁCULO DA IGREJA MÓRMOM




CORAL E ORQUESTRA DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DA LAPA, RIO DE JANEIRO, BRASIL ( uma igreja evangélica tradicional, não renovada )







CORAL JOVEM DE GOIÂNIA, BRASIL




Já que falei sobre a fusão do canto coral branco com o canto coral negro, não poderia deixar demostrar o mundialmente reconhecido, maestro, cantor, compositor, arranjador, coreógrafo, pianista, guitarrista e regente de corais desde os doze anos, Kirk Franklin, criado pela avó na igreja, é esse um músico completo. Assista o seu coral em uma de suas melhores pefórmaces, na igreja, em uma apresentação em um domingo muito especial, completo!








RAIZ CORAL ( BRASIL )











RAIZ CORAL DVD COMPLETO

-



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TESTE JÁ A SUA VOZ!

OS "POSTS" MAIS LIDOS NO BLOG

UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DO FENÔMENO ARTÍSTICO-MUSICAL-EVANGÉLICO

LEIA A BÍBLIA NO COMPUTADOR

LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
Acesse agora mesmo uma Bíblia OnLine em mais de 50 línguas e edições, incluídas versões em latim, grego e hebraico, além de outras. Você pode ler duas edições lado a lado em duas línguas diferentes, por exemplo. Aproveite e conheça mais as Sagradas Escrituras

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E

BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR

KIRK FRANKLIN E UMA MENSAGEM DIRETA ACERCA DE ALGO QUE SEMPRE ESQUECEMOS: SORRIR!

COMPARTILHE ESSE POST

Uma letra muito especial: a nossa genuína fé!




"CREED"

by Petra





I believe in God the Father, maker of heaven and earth.

And in Jesus Christ His only son, I believe in the virgin birth.

I believe in the Man of Sorrows, bruised for iniquities.

I believe in the lamb who was crucified, and hung between two thieves.

I believe in the resurrection, on the third and glorious day

I believe in the empty tomb, and the stone that the angel rolled away





He descended and set the captives free

And now He sits at God's right hand and prepares a place for me





This is my creed

The witness I have heard

The faith that has endured

This truth is assured

Through the darkest ages past

Though persecuted it will last

And I will hold steadfast

To this creed





I believe He sent His spirit, to comfort and to reveal

To lead us into truth and light, to baptize and to seal

I believe He will come back, the way He went away and..

Receive us all unto Himself but no man know that day





This is my creed

The witness I have heard

The faith that has endured

This truth is assured

Through the darkest ages past

Though persecuted it will last

And I will hold steadfast

To this creed





I believe He is the judge, of all things small and great

The resurrected souls of men, receive from Him their fate

Some to death and some to life, some to their reward

Some to sing eternal praise, forever to the Lord





And through the darkest ages past

Though persecuted it will last

And I will hold steadfast

To this creed





...This creed... whoa... whoa...my creed... whoa



PARA VER A CIFRA DESSA CANÇÃO DO PETRA E OUVÍ-LA, CLIQUE AQUI!









OPORTUNIDADE! QUER SERVIR AO SENHOR DE FATO E NÃO TEM CONDIÇÕES? clique abaixo